06 abril 2011

A escolha certa dos Padrinhos, Pajens e Daminhas.

                     
 
Antes de tudo, é preciso que os noivos conheçam o verdadeiro sentido desta singela palavra: "Padrinho". É quase certo afirmarmos, tratar-se do componente mais importante do seu casamento. Ser padrinho não é apenas testemunhar os momentos da cerimônia, compartilhar da festa e das alegrias. Seu significado vai muito mais além.



Muitas noivinhas vêm nos perguntando sobre um tema muito importante a respeito dos Cerimoniais do Cortejo. Estávamos prontos para fazer esta abordagem este mês. Entretanto, vivenciamos um fato na semana passada, com uma de nossas noivinhas, que reforçou-nos a idéia de tratarmos, antes, de outro assunto de maior relevância.  Bem, você já decidiu sobre a sua data, escolheu a igreja, a casa de festa dos seus sonhos e também já traçou o perfil dos seus convidados e da sua festa? Ótimo! Mas, como acertar "na mosca" a opção dos seus padrinhos?  E os pajens e as daminhas?Veja aqui, reflita junto ao seu noivo, consulte seus familiares, se necessário for e faça a escolha Certa dos Padrinhos, Pajens e Daminhas.
Antes de tudo, é preciso que os noivos conheçam o verdadeiro sentido desta singela palavra: "Padrinho". É quase certo afirmarmos, tratar-se do componente mais importante do seu casamento.  Ser padrinho não é apenas testemunhar os momentos da cerimônia, compartilhar da festa e das alegrias.  Seu significado vai muito mais além.
Padrinhos têm como papel principal ensinar seus afilhados a trilharem os passos de Jesus, tanto no Casamento, quanto no dia-a-dia do casal.  Os deveres dos padrinhos são extremamente sérios e nem sempre fáceis.  Devem estar preparados e cientes dos seus deveres para com os seus afilhados. Serão os pais e mães espirituais do casal e terão como missão auxiliar na condução dos problemas, orientando, principalmente, na caminhada da fé Cristã.
Por vezes, ajudam a enxergar novas situações, outras, na própria reconciliação, encorajando e fortalecendo seus propósitos, ou então, apenas estarão ali para lembrar que nunca ficarão sós e o quanto é importante compartilhar suas alegrias, seus sonhos e suas lágrimas.  Deus teve um propósito ao aproximá-los, portanto, fiquem felizes que assim Ele o tenha feito.
Mais do que essa simples palavra possa expressar, os padrinhos são escolhidos para serem os convidados de honra no casamento e, doravante, deverão fazer parte da vida do casal.
Por outro lado, os padrinhos escolhidos também devem sentir-se honrados e agradecidos, porque foram selecionados para este fim em suas vidas futuras.
Para tanto, necessitam ter experiências de uma vida, espiritual e conjugal, feliz e harmoniosa.
É claro que não se deve esperar deles um exemplo padrão de convivência, pois as diferenças, adversidades e intempéries existem em todos os relacionamentos de uma vida a dois, mas seus exemplos de superação e da condução do casamento é que deverão ser considerados e seguidos.
As expectativas de se ganhar um bom presente dos padrinhos devem ser ignoradas, assim como suas classes sociais e situações financeiras, pois se os noivos acertarem em suas escolhas, terão para sempre seus melhores presentes.


Todavia, não podemos deixar de abordar aqui, o lado prático dessas escolhas, propiciando um casamento sem os inesperados atropelos. Assim sendo, seguem algumas dicas importantes para a seleção dos padrinhos, pajens e daminhas:
Verifique se o padrinho ou a madrinha possui períodos incertos de viagens, principalmente a serviço da empresa onde trabalha.
Tivemos um caso em que a madrinha, militar da marinha mercante, foi escala para uma viagem.
 Caso a madrinha esteja grávida, verifique o período de gestação e a probabilidade de nascimento do bebê no mês do evento.
Outro fato importante ocorrido, a madrinha pretendia levar consigo o seu bebê, recém nascido, acompanhado de sua babá.  Às vésperas do casamento o bebê precisou ser hospitalizado, nada grave, mas necessitou da presença da mãe para amamentá-lo.
Tenha a certeza de que os padrinhos escolhidos estarão de fato conscientes do seu papel, tanto no dia, quanto no futuro. 


Como citamos no início, tivemos um fato inédito na semana passada, o padrinho telefonou à noiva na véspera, isso mesmo, na véspera do casamento, comunicando a sua desistência irredutível, por achar que não se sentiria bem entrando na igreja, etc. e tal.
Os padrinhos devem desempenhar um único papel em seu casamento.
Na mesma cerimônia da semana passada, outra ocorrência inusitada.  A noiva escolheu seu irmão com a esposa para serem seus padrinhos.
Por sua vez, o irmão, fotógrafo profissional, decidiu fazer ele mesmo as fotos de todo o evento. Nós, os "Babás dos Noivinhos", organizamos o cerimonial, seguindo as orientações da noiva. O irmão entrou com a esposa (fotografados por um auxiliar), saiu rapidamente pela lateral, deixando-a sozinha no altar, pegou seu equipamento e fotografou os demais padrinhos, a noiva com seu pai e toda a cerimônia.  A esposa passou toda a cerimônia sozinha e desconfortável e, assim saiu, ao seu término.
Pajens e Daminhas muito pequenos podem não querer participar no momento do cortejo.
Esses casos têm acontecido com muita frequência.  As crianças choram, fazem pirraça e de nada adianta insistir, porque os pequeninos possuem vontade própria.
É verdade que, quanto menores, mais graciosos e fofinhos, mas procure escolher com idade superior a 5 anos.
Não sendo possível, sugerimos que fique um responsável com a criança na estrada e outro, aguardando próximo ao altar.
Se os pais forem padrinhos, tanto melhor, pois serão avistados pelas crianças.  Mas outro responsável deverá estar próximo durante a cerimônia.
Mesmo quando se tem um cerimonialista cuidando dos pequenos, costumam não obedecer e nem se sentem à vontade com estranhos.

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita