21 setembro 2013

Talento bonjardinense

“Sou uma pessoa esforçada, que está sempre pronto para enfrentar os desafios. Gosto do que é conquistado dificilmente, pois o que se conquista fácil, facilmente se perde.”

Estas são as palavras de um bonjardinense talentoso, que completou 11 anos de trajetória na ornamentação de altares, andores, casamentos, festas de aniversário, formaturas, e outros tipos de cerimoniais.

Certamente muitos já se depararam com alguns de seus trabalhos e se maravilharam com a beleza artística marcante, aplicada cuidadosamente em detalhes que enchem os olhos de seus apreciadores.

Vamos conhecer um pouco da trajetória de Leandro de Lima Araújo Barbosa, bonjardinense, 29 anos; como Frei residiu durante um ano no Mosteiro de São Bento (Olinda-PE) e dois anos no Convento Fraternidade Missionária da Divina Providência (Botucatu-SP), quando em 2010 retornou ao nosso querido torrão natal onde atualmente reside na Rua Coronel Jerônimo Heráclito, na mesma casa onde nasceu.


Em entrevista ao nosso blog, Leandro revelou o seu amor por Bom Jardim e seus futuros trabalhos para a Tradicional Festa de São Sebastião de 2014. “Passo horas no meu atelier rabiscando o projeto para a confecção dos andores”, afirma.

Confira a entrevista com o decorador na íntegra:

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Quando você decidiu se tornar um decorador?

Leandro: Foi no dia 13 de maio de 2002, quando realizei meu primeiro grande trabalho. Fiz a decoração do altar do mês mariano e do casamento de uma amiga.

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Como foi a experiência do período como Frei?

Leandro: A experiência como Frei foi maravilhosa. Lembro das diversas atividades que desempenhava na UNESP, no Hospital das Clínicas de Botucatu, levando Jesus, médico dos médicos, aos doentes... Pois só Ele é capaz de curar todas as enfermidades do corpo e da alma. Durante esse período, conheci a misericórdia de Deus mais profundamente. Pois, nos leitos da UTI, nos semblantes dos enfermos, eu enxergava Jesus. Recordo do dia que conheci um senhor numa de minhas visitas, na qual levava a Sagrada Comunhão, e me tornei seu amigo. Certo dia quando fui ao seu encontro, ele não estava mais lá, tinha falecido. Hoje me encontro com Deus não só na igreja, como também na face daqueles que necessitam urgentemente provar do Seu amor.


Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: O que representa Bom Jardim (comunidade paroquial) para você?

Leandro: Bom Jardim é o meu querido torrão natal. Já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades do nosso país, até estrangeiras, mas nada se compara ao aconchego deste lugar. Eu fui criado pelos meus avós que religiosamente me educaram dentro dos princípios cristãos. Já fui coroinha e catequista da Paróquia de Sant’Ana, atendendo o convite do Padre Severino Correia, e  consequentemente coordenador paroquial dos coroinhas e do Grupo Jovem CJC. Tempo depois descobri meu talento como decorador realizando meus primeiros trabalhos dentro da própria igreja.

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Faz ideia de quantos trabalhos você já realizou?

Leandro: Foram muitos aqui em Bom Jardim e cidades circunvizinhas; alguns também no Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas. Infelizmente muitos bonjardinenses não dão o devido valor aos seus artistas. Existem pessoas talentosíssimas como: Joseildo, João de Dona Ana, Marcos do Artesanato, Sandro Roque, James, Bel decorações, Izabel Paulino cantora, e tantos outros que no anonimato realizam trabalhos fantásticos.


Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Algum trabalho em específico mais te agradou?

Leandro: Dedico minha vida a todos os trabalhos que realizo, porém, a festa de 15 anos da minha amiga Taysa e recentemente os altares de 31 de maio e 26 de julho na igreja matriz, foram particularmente perfeitos.

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Já existe algo agendado para a maior festa religiosa bonjardinense, a Tradicional Festa de São Sebastião de 2014?

Leandro: Até lá tenho alguns casamentos agendados. E para a Tradicional Festa de São Sebastião, estou encarregado pela confecção dos andores de São Sebastião, como também o de Nossa Senhora da Saúde.

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Alguma ideia em mente para a confecção dos andores?

Leandro: Inicialmente sim, só não posso falar. É muito complexo confeccionar um andor, mas o resultado é sempre gratificante. Dependendo das dimensões pode durar até um mês para ficar totalmente pronto.

Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: Podemos esperar grandes novidades?

Leandro: Sim. Passo horas no meu atelier rabiscando o projeto para a confecção dos andores. Uma curiosidade, são todos criações exclusivas.


Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: As pessoas que se dirigem até o seu estabelecimento se deparam com uma belíssima gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. Como surgiu a ideia de construir uma gruta?

Leandro: A ideia surgiu após a morte da minha mãe/avó. Minha família entrou em conflito pela herança, e isso constantemente me atormentava. Durante minhas noites de insônia, me dirigia até o local (onde hoje é a gruta) para meditar e rezar o Santo Terço. Daí surgiu a ideia de construir um local para minhas orações, dedicado à Virgem Maria, onde rogo constantemente pela sua misericordiosa proteção.


Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: É verdade que além dos trabalhos como decorador você abraçou o ramo dos artigos religiosos?

Leandro: A “Santa Inês Artigos Religiosos” é um desejo antigo que estou realizando. Já trabalhei com a venda de artigos religiosos antes. Agora estou retomando essa atividade devido o pedido de algumas pessoas que desejam adquirir esse tipo de produto.


Bruno Araújo / Paróquia de Sant’Ana: O que a marca Lehandro Decorações simboliza para você?

Leandro: Há 11 anos estamos no mercado fazendo a diferença. Conquistamos nossos clientes com serviços de qualidade e preço acessível. Somos peça integrante de sonhos que se concretizam na vida daqueles que optam pelo nosso trabalho. E isso é muito gratificante.
Nossos contatos:
E-mail: lehandro_decoracoes@hotmail.com
Fones: (81) 3638-2013 / 9798-1761

Produção: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Obrigado pela visita